Escola Ativa
Escola Ativa

O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.

Escolas contempladas:

E. M. José calixtrato,

E. M. José Filgueira,

E. M.vereador José marques,

E.M. Tito Gomes,

E. M.  Francisco canindé de Oliveira,

E.M.Paulo de Almeida Júnior,

E.M. André Gabriel,

E. M.Terezinha Andrade.

A Secretaria Municipal de Educação de Bento Fernandes, aderiu ao Programa ESCOLA ATIVA, promovendo encontros para formação docente. Os encontros são realizados no prédio da secretaria, reunindo todos os professores da Zona Rural que atuam em sala multeseriadas. O tutor do Programa é o Coordenador Pedagógico José Nicácio Neto auxiliado pela supervisora Francisca Cláudia.

Nos microcentros os professores têm a oportunidade de falar sobre suas práticas em sala de aula, métodos e valores, levando a todos a uma reflexão sobre o fazer pedagógico.

 

Cursistas da Escola Ativa estabelecendo princípios pedagógicos que irão reger suas práticas pedagógicas.

 

A Escola Ativa possibilita um olhar diferenciado, buscando refletir sobre o fazer pedagógico, sempre visando a melhoria e o crescimento profissional.

É indispensável a mediação de professores bem capacitados com boa cultura e domínio de conhecimentos que devem ensinar e dos meios para fazê-los com eficácia, para que tenhamos bons resultados e atinjamos nossos objetivos.

 

 

"A alegria não  chega no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca.

E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, da busca, da beleza e da alegria." (Paulo Freire)

        

Momentos para refletir sobre mudanças curriculares, transformações nos métodos de ensino e revisão de avaliação, além de mudanças atitudinais de toda comunidade escolar.


 

 

 

 

 

O Programa Escola Ativa continua em processo de formação de educadores no nosso município. Foi realizado a formação do V módulo no período de 15 à 20 de abril do sno em curso. Cujo tema central foi Gestão Educacional nas Escolas do Campo. Durante os cinco dias de formação foram abordados os subtemas: Conselho Escolar, Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar e Colegiado Estudantil. Também aconteceu uma vasta discussão da Legislação Educacional do Campo, através das resoluções nº 01/2008, nº 02/2008/ nº 04 e n° 07/2010.

Crie aqui o seu Site Grátis! Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net